Dicas

< Voltar para lista de posts
Especialista dá dicas sobre como preparar um churrasco

Especialista dá dicas sobre como preparar um churrasco

Paixão do brasileiro, o churrasco é uma forma de se deliciar com carne de qualidade e também aproveitar bons momentos com a família e os amigos. Há 15 anos no ramo do churrasco, o comandante de Boeing e churrasqueiro profissional, Daniel Gardingo, o Comandante do Churrasco, nos deu dicas de ouro para deixar o seu churrasco ainda melhor.

Confira as dicas na entrevista:

 - O que não pode faltar em um churrasco?

Amigos, família, respeito ao fogo e ao animal, e claro depois de muita carne, uma sobremesa preparada na grelha ou no chão.

- Como fazer um churrasco perfeito?

Costumo dizer que churrasco perfeito é do jeito que você o faz. Todo churrasco que envolva fogo, grelha e carne é bom e correto, existem pequenas técnicas que ensinamos em nossos cursos que fazem o bom ficar melhor, 50% do churrasco bem feito está no preparo da brasa que pode levar até 40 minutos para estar no ponto certo.

- Quais são as melhores carnes/cortes para o churrasco?

As carnes e os cortes vêm mudando muito de um tempo para cá. O brasileiro vem aprendendo e conhecendo novas peças e animais, mas acredito que ainda temos uma preferência por cortes mais tradicionais como a fraldinha, cortes do lombo e a “rainha da bateria”: a Picanha. Eu gosto muito do assado de tira, do shoulder e de um bom cordeiro feito no chão. Na hora de escolher, opte por cortes mais marmorizados (com gorduras entremeadas)

- Como podemos calcular a quantidade de carne para o churrasco? Existe alguma média de consumo por pessoa?

Na minha opinião, o cálculo deve levar em consideração o tempo de duração do churrasco, mas o comum é 400 gramas para mulheres e crianças, e 500 gramas para os homens. Eu sempre calculo 500 gramas para todos e acrescento 10% no final. Na compra das carnes temos que levar em consideração cortes com osso, pois os mesmos não são consumidos e às vezes pegam metade da carne.

- E o tempero? Como temperar a carne?

Uso somente sal grosso moído, hoje encontramos este sal já embalado e pronto para o consumo em casa de carnes e mercados. Em alguns cortes, e apenas para dar uma diferenciação, às vezes coloco um pouco de pimenta do reino moída na hora. Gostaria apenas ressaltar que por tradição minha e dos Assadores (equipe a qual faço parte) só salgamos a carne após a mesma estar pronta para o consumo na hora de servir, isso deixa o sabor da carne o mais fiel possível.

- Qual o segredo para deixar a carne no ponto certo?

Com o tempo e a experiência conseguimos no olho e no toque saber o ponto da carne, mas o mais comum é a técnica do tempo x temperatura. A temperatura ideal para se assar uma carne de mais ou menos 2 a 3 dedos de altura é aquela em que a mão colocada logo acima da grelha aguente até 5 segundos, para uma carne mal passada basta colocá-la na grelha nesta temperatura por uns 3 minutos de cada lado. Existe o uso de termômetros específicos para carnes, também muito utilizado onde uma carne mal passada teria que chegar a uma temperatura interna de 45 a 50 graus.

Quer participar de uma noite de degustação de cortes especiais de carnes com o Comandante do Churrasco? RESERVE AQUI A SUA VAGA!

Posts Relacionados

Livro de receitas O amor é uma receita de mãe
01 de Junho, 2016

Livro de receitas O amor é uma receita de mãe

O Zest Mercado Empório quer compartilhar com você as 10 receitas...

Dicas para planejar as refeições da semana
14 de Abril, 2016

Dicas para planejar as refeições da semana

O planejamento do cardápio das refeições da semana pode simplificar a sua vida...

E-book: Dicas para preparo de massas
28 de Julho, 2016

E-book: Dicas para preparo de massas

Preparamos um e-book especialmente para você com dicas e sugestões para deixar a sua...